25 de abril de 2007

Medo


É sim um assunto complexo. Não desejamos, não entendemos, apenas cultivamos de maneira irracional. O medo. Os medos.
Eles podem ser grandes, pequenos, claros, escuros, internos, externos, secretos, públicos, concebíveis, inconcebíveis às vezes, talvez, mas eles são estranhos, muito estranhos.
Nunca vi ninguém não reconhecer o medo. As pessoas podem se perder ao dizer que estão com raiva, que estão apaixonadas, nervosas, ansiosas, felizes, nós damos vários sub-significados à essas palavras. O medo é imediatamente reconhecido, nós não negamos o medo, nós fazemos questão de compartilhá-lo em busca de conforto, em busca de apoio e até mesmo de uma forma egoísta esperamos que a pessoa ou fique com medo como nós, ou não sinta medo nenhum e faça com que encaremos o bicho-papão.
O possível é feito para se compreender, nós damos nomes as coisas para tentarmos entendê-las de maneira rápida, direta. Fobias, angústias, pressentimento, são tantas maneiras de se dizer.
Temos medo das coisas, das pessoas, das situações, dos sentimentos, do que vemos, do que não vemos, do que nos persegue, do que nos deixa para trás, da morte. Temos medo de sentir medo, de estar com medo, de ficar com medo, de depender de um medo.
O medo nos atrasa, nos arrasta para os instintos antiquados, nos arrepia, nos faz tremer. Só gostamos quando sabemos o limite da dose, quando não há futuro para o medo presente, mas há sempre a dúvida, os questionamentos, sobre o medo.
Ele nos faz lembrar de outros medos, nos conduz de maneira errada, pensamos no pior, se torna terrivelmente irresistível, nos entregamos facilmente, choramos, desejamos o fim, arranhamos, gritamos, e nada nos responde. Nada está ao nosso lado. Ele nos consome, toma forma, toma o controle, nos acerta no peito e devasta todas as opções, todas as escolhas, todas as razões.
O medo.
Imagem: "Conscience" de Maria Burd

4 comentários:

Anônimo disse...

A maioria dos meus medos ninguem sabe, escondo da maioria das pessoas,pq sao medos muito pessoais, atrapalham e muito, é otimo qndo resolvemos eles

Anônimo disse...

'[...]e até mesmo de uma forma egoísta esperamos que a pessoa ou fique com medo como nós[...]'
Nunca tinha pensado nisso, é verdade.
Gostei principalmente dessa parte.
No mais, acho que é normal até certo ponto, se não tivéssemos medo, seríamos mais inconseqüentes, de repente.

Anônimo disse...

Medo é uma questão q mexe cmg . Acho q é pq ele toma mto meu tempo ..
Amo vc, pq só vc me entende .

Anônimo disse...

Sem dúvidas, o freio é um medo fundamental pra uma sociedade menos enlouquecida.Graças à eles várias cagadas são evitadas e blablabla.

Por outro lado, o medo é muito ingrato.A maneira que eu achei pra minimizar essas bestas é compartilhando-os com os outros.E atestei que contando pros outros, essa bexiga neurótica vai murchando e ficando menos tenebrosa e dentuça.

"Keep fighting the spirits"
;D