26 de dezembro de 2007

Oceania

Sentada numa das rochas da praia, descansava do mundo das águas. Cantava sozinha, pensava assim, pois cada onda e passáro cantava com ela, ali na praia deserta quase ao amanhecer.

O corpo coberto de escamas-platinas, longos cabelos negros, uma respiração densa e profunda, respirava com o oceano, era o mar e tudo o que nele vivia ou reinava. Era mãe e pai daquelas criaturas, grandes ou pequenas, feias, lindas ou só estranhas. Era filha do Céu com a Terra, admirada e eternamente agraciada pelo Tempo, um fruto perfeito, e seus filhos dançavam em seus domínios livres, de cor transparente-azul-profundo.

Viu o Sol chegar e tocar-lhe o rosto, sorria e abraçava indiretamente toda a faixa de areia, vindo e deixando-a, como um encontro de desejos; deslizou para o reino das águas, e cada coisa viva lhe abriu espaço, sentiu-se amada, sabia amar, imortal não era infeliz, vivia só de paixão, e as estrelas que não tocava no céu fazia brotar no mar, e se chorava, choravam pérolas as conchas;

Foi um dia depois de piscar que viu o homem. E ao homem deu tudo que tinha, até o que não era pedido; e a ingratidão gerou fúria, a fúria matava o homem e os filhos dele. Agora esgotava-se todo dia, e via os pais sofrerem com ela, morria com eles, e vivia o homem.

Nunca mais voltou à praia; apesar do medo, não conseguia deixar de amar o homem. E sabia que se existisse o fim para ela, este chegaria antes para ele.

2 comentários:

Gilmar Gomes disse...

eu com certeza teria muita dificuldade para escrever algo assim...

eu provavelmente, zuaria com alguma parte do texto.

admiro quem consegue escrever algo sério assim.

Luíse B. disse...

q