2 de setembro de 2009

Diálogo do afeto

Um homem, nem tão velho, refletia sobre as próprias conquistas e temores àquela etapa da vida. Curioso, questionou um jovem:

- Ei, meu caro!
- Pois não?
- Estou aqui meio avoado, em dúvida sobre algumas viagens que tenho que fazer, como se fosse mudar o meu destino, daí ocorreu-me perguntar a você: que temes?

O jovem, que deveria ter não mais que vinte anos, não demorou a encontrar a resposta dentro de si, pois logo sorriu. Mas hesitou, embaraçado, contar ao homem. Tomando coragem na própria simplicidade do pensamento falou:

- Temo não viver um grande amor.

O homem riu. Questionou-o sobre as coisas da vida, as aventuras, as descobertas da maturidade, os estudos, não temia não vivenciar as conquistas que essas coisas proporcionavam?

- Sei que ainda sou um pouco novo para viver um grande amor - refletiu o jovem - Mas tudo isso que você me disse pode ser encontrado à qualquer momento, não nos pega de surpresa. E quando se encontra alguém que nos ama verdadeiramente, nada impede a realização dessas tais conquistas juntos.

Parou por um momento, percebendo que ele mesmo estava dizendo algo muito sério que não havia verbalizado antes.

- E mais - continuou - me preocupo, na verdade, se estarei é moralmente livre para amar, pois sei muito bem que o maior impedimento neste caso, ou seja, vivenciar pela primeira vez um puro afeto, é a nossa consciência estúpida e medrosa. Afinal, você nunca se apaixonou? É o que dizem quando acontece: o desespero é tanto que colocamos um monte de falsos empecilhos na frente para justificar o nosso medo.

E seguiu seu caminho, deixando o homem perplexo, e também livre da presença estranha para poder chorar.

3 comentários:

Thiago Terenzi disse...

"colocamos um monte de falsos empecilhos na frente para justificar o nosso medo".

É interessante a dificuldade humana de vivenciar um puro afeto. Talvez seja o medo do desconhecido. Desconhecemos a pureza.

Anônimo disse...

Eu enlouqueci. Putz, isso é tão real e como eu nunca tinha percebido antes?

;*

Yhuri disse...

Enlouqueci também. Isso poruqe talvez viva esse jovem. Ou talvez porque todos já viveram...
Bom post.