14 de janeiro de 2007

A Arte de Perder


Baseado no poema "One Art" de Elizabeth Bishop, com os fundamentos do filme Em Seu Lugar (In Her Shoes).

A arte de perder é algo muito complicado. Vai além dos limites da minha compreensão.
Eu perdi as contas, os dias, as semanas e os meses desde que tudo perdeu o sentido. Perder é não saber quem te ouvirá e te animará no dia seguinte, na manhã seguinte e em cada telefonema essencial.

Para muitos pouco importa, para poucos importa muito.... perder é sentir falta, é ficar doente, é ficar chato com os outros, é entrar em desespero.
Para suprir a falta não bastam lágrimas, retratos, frases curtas, baladas tristes... perder é algo realmente insuportável.

O que você perdeu? (Escreva). Isso é algo que te importa agora? Que te consome e arde em sua cabeça? Suas noites ficam claras, seu sono é inexistente.... porquê? (Escreva).
Eu perdi um império, três vidas, minha razão e todas as minhas forças. E mesmo assim, perder você ainda não me cabe... não me parece verdade.

Todas as pessoas me parecem ter desvios de vaidade. Mas porque você? Sabes muito bem que sua ausência me pertuba, me tira o sono, me acorda tarde e me olha de soslaio. Você está em todos os cantos, em cada hora, em cada pensamento brando e em todas as páginas em branco que deixei de preencher com a minha habilidade agora falha, fraca, quase detestável.

Meu coração está vazio... e eu te carrego no meu coração, mas sua ausência o deixa incompreensível, rebuscado. Isso sim foi e é um desastre.
Eu te carrego no meu coração.

3 comentários:

Anônimo disse...

escreveu oq sinto

Anônimo disse...

será q aquilo q sempre flam q perder sempre implica em um aprendizado eh verdade?!
perder doi... perder machuca!

axo q akba contando mais cmo experiencia vivida!

Anônimo disse...

jl,acho que perder não é tão complicado assim, um pouco doído, talvez, porque somos seres que se preocupam em juntar coisas e pessoas, só para ter. A vida sempre provoca trocas para nos renovar, nos fazer crescer. Se vc carrega o coração de outros dentro de vc, certamente é porque não se perderam.